- Área: 385 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Stefan Zauner
-
Fabricantes: Josko, Mafi
Descrição enviada pela equipe de projeto. Intervir em um entorno privilegiado implica em fazer uma obra integrada com o meio que pareça sempre ter estado ali. A topografia como condição prévia trata-se de outro aliado frutífero para o projeto. Com estas premissas trabalhamos em uma área na periferia de Salzburgo (Áustria); nos limites da cidade, com uma referência visual muito clara: os Alpes.
O terreno triangular, com grande inclinação e com duas ruas de acesso que o limitam ao norte (montanha) e ao sul (vale), permite cercar a residência, fazendo com que ela seja percebida de forma muito diferente dependendo do ponto de vista ou localização. O volume pende para o oeste e sofrendo uma extrusão, abre-se como um leque tanto na planta baixa como no corte. Com este gesto simples, é possível criar um volume maior nos espaços principais, assim como orientá-los à oeste, à cidade e às montanhas. Da mesma forma, o terraço abre-se a partir do eixo de giro, separando-se da fachada e ganhando superfície no seu extremo leste. Este é um único elemento construtivo deslocado da carcaça que conforma o edifício.
O volume apresenta-se hermético a montanha (norte) e aberto ao vale e as vistas dos Alpes (sul). O revestimento externo, feito com tábuas finas de madeira é perfurado pontualmente por aberturas quadradas de diferentes tamanhos segundo sua função, criando uma fachada abstrata que contrasta com a mais clara e arejada ao sul. Esta composição gera uma diferente percepção de escalas e materiais quando contempla-se a edificação desde a montanha ou desde o vale.
A residência se desenvolve em três níveis conectados através de uma ampla escada de planta triangular, situada onde o volume é dobrado.
O pavimento mais elevado, que possui as melhores vistas, acolhe os espaços públicos da moradia, o acesso principal, assim como um grande terraço que é o prolongamento da sala. Todos os espaços possuem uma continuidade espacial e estão sob um grande plano de cobertura com uma leve inclinação de 5° desde a cozinha até o grande volume da sala. Tal cobertura é resolvida através de tablados de madeira laminada que permite grandes vãos e balanços devido sua flexibilidade e leveza.
O pavimento intermediário, semienterrado e com acesso direto ao jardim, acomoda os dormitórios, sala de jogos e sauna. A garagem está deslocada do projeto e conecta-se com a caixa da escada através de um túnel no terreno, onde foi projetado um longo guarda-roupa.